CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 30/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Município de Itarema se destaca no alcance dos indicadores da saúde (Previne Brasil)

O Município de Itarema se destaca no alcance dos indicadores da saúde (previne Brasil), alcançando nota MÁXIMA no Índice Sintético Final (ISF). O resultado demostra excelência em nosso atendimento à saúde, que nos faz ser destaque no Estado do Ceará.

Esse resultado só é possível graças à dedicação, profissionalismo e eficiência de todos que trabalham para que nossa população tenha acesso à saúde de qualidade.

#Saúde 26/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Janeiro Branco mês alusivo a saúde mental na vida das pessoas.

Janeiro Branco é uma campanha brasileira que visa sensibilizar sobre o tema da saúde mental na vida das pessoas.

Esse movimento faz um alerta para os cuidados com a saúde mental da população, com ênfase na prevenção de doenças decorrentes do estresse, incluindo transtornos mentais comuns, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.

O mês de janeiro, como primeiro do ano, foi escolhido para nos inspirar a fazermos reflexões sobre nossas vidas, relações e objetivos que desejamos alcançar em 2023.

Cuidar da mente é cuidar bem da vida! Por uma cultura de Saúde Mental.

#Saúde 26/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE O prefeito Elizeu Monteiro esteve no Caps, realizando uma roda de conversa alusiva ao janeiro branco

O prefeito Elizeu Monteiro esteve nesta manhã no Caps, realizando uma roda de conversa alusiva ao janeiro branco. Onde foi abordado a conscientização de saúde mental e bem estar dos usuários!!

#Saúde 09/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE O Hospital Municipal Natércia Júnior Rios recebe doação de 16 colchões

O Hospital Municipal Natércia Júnior Rios recebeu, nesta quarta-feira (09/11), a doação de 16 colchões da empresa Zenir Móveis e Eletros, por meio da campanha "Conforto Hospitalar Solidário", iniciativa da empresa em comemoração dos 30 anos de atividades comerciais, com doações de colchões aos hospitais públicos e filantrópicos dos 184 municípios do Ceará.

A solenidade contou com a presença do coordenador do projeto, Ítalo Diógenes; Secretário Adjunto da Saúde, Noélio Albuquerque; Diretor administrativo do HMNJR, Kayo Marques, e profissionais do HMNJR.

Ítalo Diogenes ressaltou a importância da campanha para os mais de 250 hospitais beneficiados em todo o estado do Ceará.

O Prefeito Elizeu não esteve presente, mas reconhece o gesto da Zenir, diz "é um gesto importantíssimo, sobretudo pela funcionalidade que um colchão tem dentro de uma unidade hospitalar, no conforto dos pacientes. Além disso, só quem é gestor sabe das dificuldades de fazer gestão com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS)."

#Saúde 27/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Realizada a 1ª Reunião Ampliada de Saúde Mental em Itarema Realizada a 1ª Reunião Ampliada de Saúde Mental em Itarema
#Saúde 20/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Dia 19 de janeiro, demos um passo muito importante na campanha de vacinação contra a COVID-19

Dia 19 de janeiro, demos um passo muito importante na campanha de vacinação contra a COVID-19, desse vez iniciando a vacinação das crianças de 5 a 11 anos!

A vacinação é a principal maneira para vencermos essa pandemia.

Não esqueçam de realizar o cadastro do seu filho(a) no Saúde Digital, dessa forma poderemos receber cada vez mais doses para nossas crianças itaremenses e assim proporcionar uma volta às aulas com maior segurança!

Governo Municipal de Itarema - Trabalhando para Todos!

Prefeito Elizeu Monteiro.

Facebook:/prefeituradeitarema

Instagram: @prefeituradeitarema

YouTube: PrefeituradeItarema

#Saúde 22/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde realiza ações sobre TRACOMA voltadas para crianças

A Coordenação de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, realizou, neste mês de outubro, a capacitação dos Agentes de Endemias para atuarem na linha de frente na detecção precoce do *TRACOMA*. Nesse período, foram efetuados mais de 400 exames em criança.

O TRACOMA é a causa mais comum de cegueira, por meio da infecção da bactéria Chlamydia Trachomatis. É mais frequente na infância, em crianças de 6 a 10 anos de idade.

#Saúde 31/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Vacinamos 1540 pessoas. Ainda, 602 profissionais da educação

Na última sexta-feira, 27, reduzimos a faixa etária para aqueles a partir de 18 anos (nascidos entre setembro de 2002 a agosto de 2003) e vacinamos 1540 pessoas. Ainda, 602 profissionais da educação já receberam a segunda dose, estando com seu esquema vacinal contra a Covid-19 completo.

Nossa meta continua em vacinar toda a população e em breve estaremos avançando para o público abaixo de 18 anos. Diga SIM à vacina e NÃO à Covid, pois a única forma de erradicarmos essa doença é termos nossa cidade vacinada. Incentive seu pai, sua mãe, seu amigo, seu vizinho e para juntos seguirmos combatendo o coronavírus.

E não esqueça: uso correto de máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações continuam como medidas importantes para seguirmos avançando nessa luta!

Prefeitura Municipal de Itarema - trabalhando para todos!

#Saúde 25/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde, realizou a entrega de tablets aos Agentes Comunitários da Saúde (ACS)
#Saúde 27/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal de Itarema, informa o sucesso de doses aplicadas no dia D da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra

A Secretária de Saúde, por meio do Governo Municipal de Itarema, informa o sucesso de doses aplicadas no dia D da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza que ocorreu no último sábado, 24. Foram em torno de 1.000 doses aplicadas dentro do nosso público-alvo (crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde). Muitas de nossas crianças tiveram as demais vacinas atualizadas ficando assim com seu cartão de vacinas em dia. Por isso não esqueça: vacinar é a melhor forma de prevenir!

Prefeitura Municipal de Itarema: trabalhando para todos!

#Saúde 24/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE LISTA DE PACIENTES DO GRUPO DE COMORBIDADES PARA VACINAÇÃO DA COVID-19

AGENDADOS PARA O DIA: 25/05/2021 (TERÇA-FEIRA - MANHÃ)

#Saúde 23/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Medidas de prevenção do Corona Vírus é LAVAR AS MÃOS!
#Saúde 18/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE O que é coronavírus? (COVID-19) O que você precisa saber e fazer para se prevenir. Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença
#Saúde 26/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL COMEÇA A SER IMPLANTADA NO MUNICÍPIO

Na última quinta-feira, dia 25, os enfermeiros dos Postos de Saúde de Itarema participaram da municipal de formação de tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, sendo qualificados para apoiar no fortalecimento, planejamento, implementação e avaliação de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável, de forma contínua, considerando a educação permanente em saúde, com base nos princípios da educação crítico-reflexiva.

A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil tem como objetivo "qualificar as ações de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de 2 anos e aprimorar as competências e habilidades dos profissionais de saúde para a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar como atividade de rotina das Unidades Básicas de Saúde - UBS".

A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil será implantada em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município a partir do mês de maio, reforçado o emprenho do Prefeito Municipal, Elizeu Charles Monteiro e da Secretária da Saúde, Ana Paula Praciano Teixeira, com o desenvolvimento das crianças do Município.

Vale ressaltar que a implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil é uma das ações propostas pela metodologia do Selo Unicef, edição 2017-2020.

Governo Municipal de Itarema - cuidando da nossa gente!

#Saúde 18/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Unidades de saúde abrem neste sábado (18/08) para vacinar contra pólio e sarampo O Ministério da Saúde convocou 11 milhões de crianças de um a menores de cinco anos contra a poliomielite e o sarampo até 31 de agosto
#Saúde 12/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Equipe do Hemoce de Sobral realizará captação de sangue e de medula óssea em Itarema O Governo Municipal de Itarema, por meio da Secretaria da Saúde e o HEMOCENTRO Regional de Sobral, promoverá no dia 17 de julho, no Núcleo de Inovação Tecnológica -NIT, de 08:00h às 12:00h, captação de doação de sangue e medula óssea.
O que precisa pra doar: levar documento oficial com foto; estar bem de saúde; ter entre 16 e 69 anos de idade; pesar mais de 50kg; estar descansado e alimentado.
O sangue doado será utilizado no estoque de Sobral, para uso em caso de acidentes ou de necessidade de transfusão de sangue. E a medula, em casos de leucemia. Doe sangue. Salve vidas! Governo Municipal de Itarema - cuidando da nossa gente!
#Saúde 28/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE II Semana Itaremense de Enfermagem Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn
#Saúde 04/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Nota de Esclarecimento Secretaria da Saúde O Governo Municipal de Itarema, por meio da Secretaria da Saúde, vem a público informar a população do Município que a VACINA contra a Influenza está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde - UBS.

A 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza teve início no dia 23 de abril, após liberação das vacinas pelo Ministério da Saúde. Para ano de 2018, o MS tem enviado a vacina para os municípios em lotes, devido a critérios logísticos da entidade. Assim, salientamos que a RESPONSABILIDADE pela distribuição das vacinas para os municípios é do MINISTÉRIO DA SAÚDE.

O município de Itarema recebeu no dia 19 de abril 20% do total da meta; no dia 27 de abril 9% e no dia 03 de maio 12%, totalizando 31% da meta estabelecida para o Município. Logo, o Município vem cumprido os prazos, conforme o recebimento das vacinas; priorizando os grupos alvos, a saber; crianças de 6 meses a menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas até 45 dias pós parto; idosos de 60 anos ou mais; professores; pessoas com doenças crônicas; trabalhadores da saúde; população indígena; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; população carcerária e funcionários do sistema prisional.

Salientamos que mais importante do que vacinar são as medidas de prevenção: lavar sempre as mãos; evitar ambientes aglomerados; evitar o contato das mãos com os olhos, boca e nariz, não compartilhar objetos pessoais; manter casa sempre limpa e arejada.

Governo Municipal de Itarema - cuidando as nossa gente!
#Saúde 28/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PRÉ-CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE TEM INÍCIO NA TERÇA-FEIRA, DIA 02 DE ABIL O Conselho Municipal de Saúde - CMS de Itarema, em parceria com a Secretaria da Saúde e apoio do Governo Municipal de Itarema, por meio do Prefeito Elizeu Charles Monteiro, tem a honra de convidar toda a sociedade civil para participar das Pré-Conferências Municipais de Saúde, que acontecerão do dia 02 a 09 de abril de 2019.
As Pré-Conferências têm como objetivo mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade em defesa do direito à saúde e do Sistema Único de Saúde - SUS, na elaboração de propostas a serem discutidas na 7ª Conferência Municipal, que será realizada no dia 12 de abril de 2019, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, em local e horário a serem divulgados posteriormente.
Confira o cronograma das Pré-Conferências, com as datas, horários e locais dos encontros, conforme a imagem acima.
Participe! Venha com conversar, avaliar e solicitar novas ações que possam fortalecer a saúde do nosso Município. Sua participação é fundamental para o fortalecimento das Políticas Públicas de Saúde.
www.itarema.ce.gov.br
Emitido dia 20/04/2024 às 08:45:29