
Dia 16/06 foi um marco histórico para a saúde de Itarema. Com o lançamento do Protocolo Livre Itarema, nosso município se torna o primeiro do Ceará a disponibilizar, por meio do SUS e de um protocolo municipal estruturado, o sensor de monitoramento contínuo de glicose para pacientes com Diabetes Mellitus Tipo 1, de 2 a 25 anos e gestantes com diabetes em uso de insulinoterapia.
A iniciativa nasceu do compromisso de oferecer mais qualidade de vida, segurança e autonomia às pessoas que convivem diariamente com o diabetes. Após meses de planejamento e dedicação, os pacientes participaram da capacitação para utilização dos dispositivos e receberam os sensores que serão utilizados neste primeiro ciclo de acompanhamento.
Ao longo do ano, os beneficiários continuarão recebendo os sensores, garantindo um monitoramento mais preciso da glicemia, reduzindo a necessidade de múltiplas punções e contribuindo para um melhor controle da doença.
Esta conquista reforça o compromisso da gestão municipal com uma saúde cada vez mais humana, inovadora e acessível. O Protocolo Livre Itarema representa mais do que a entrega de tecnologia: representa cuidado, inclusão e a transformação da vida de muitas famílias itaremenses.